Aracaju terá o seu 1º concurso municipal unificado, reunindo diferentes secretarias em uma única seleção e fortalecendo a eficiência e organização do processo.
Aracaju terá, pela primeira vez, um concurso municipal unificado que reunirá diversas secretarias e órgãos em uma mesma seleção. A prefeita Emília Corrêa anunciou nesta segunda-feira, 6, a criação da Comissão Municipal de Concursos Unificados (CMU), responsável por organizar e supervisionar todas as etapas do concurso.
Segundo a prefeita, Aracaju terá um processo de seleção mais eficiente e transparente. “Estamos criando condições para um concurso unificado que centraliza planejamento, organização e fiscalização. Esta é uma medida essencial para garantir a eficiência, corrigir falhas e entregar resultados à população”, declarou.
Organização e funções da comissão
A comissão será responsável por analisar as demandas de todas as secretarias, definir cargos, número de vagas e critérios de seleção. Aracaju terá, com esta iniciativa, um modelo de concurso mais estruturado, alinhado às melhores práticas de gestão pública.
De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Rodrigo Thyago da Silva Santos, a comissão realizará estudos detalhados sobre as necessidades de pessoal do município e organizará um calendário para a execução das seleções.
O modelo unificado no Brasil
O concurso unificado é uma tendência crescente em municípios e estados brasileiros. Aracaju terá, assim, um processo moderno e eficiente, inspirado em experiências recentes como o Concurso Público Unificado do Estado de Pernambuco, que oferecerá mais de 400 vagas, com a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). Saiba mais no site oficial da FCC.
O decreto municipal será publicado em breve no Diário Oficial do Município, formalizando a CMU e iniciando o planejamento para a realização do concurso. Este modelo permitirá maior eficiência administrativa, transparência e acesso simplificado para candidatos de diferentes áreas e níveis de escolaridade.
O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe