Bola de Ouro 2025 consagra Dembélé e Bonmatí e destaca brasileiros na premiação

Bola de Ouro 2025 consagra Dembélé e Bonmatí e destaca brasileiros na premiação

Ousmane Dembélé e Aintana Bonmatí são os vencedores da Bola de Ouro 2025, com brasileiros como Raphinha, Vinicius Jr. e Marta entre os finalistas. Confira os detalhes da cerimônia.

O Théâtre du Châtelet, em Paris, sediou nesta segunda-feira, 22, a cerimônia da Bola de Ouro 2025, que premiou Ousmane Dembélé, do PSG e França, e Aintana Bonmatí, do Barcelona e Espanha, como os melhores jogadores do mundo na temporada 2024/25.

A premiação, organizada pela revista France Football, é baseada em votos de jornalistas de cada país e é independente do Fifa The Best. Além do principal troféu, foram entregues prêmios para melhores jovens (Kopa), goleiros (Yashin), artilheiros (Gerd Müller), treinadores (Johan Cruyff) e projetos sociais (Troféu Sócrates).

Entre os brasileiros, Raphinha foi o melhor posicionado, terminando em quinto lugar na categoria masculina. Vinicius Jr. ficou em 16º, enquanto Alisson foi finalista do Troféu Yashin. Na disputa feminina, Marta alcançou o 12º lugar e Amanda Gutierres, 21º. O técnico Arthur Elias também foi indicado ao prêmio de melhor treinador de equipe feminina.

O top 10 da Bola de Ouro masculina incluiu Lamine Yamal, Vitinha, Mohamed Salah, Achraf Hakimi, Kylian Mbappé, Cole Palmer, Gianluigi Donnarumma e Nuno Mendes. Na categoria feminina, Bonmatí superou Mariona Caldentey, Alessia Russo, Alexia Putellas, Chloe Kelly, Patri Guijarro, Leah Williamson, Ewa Pajor, Lucy Bronze e Hannah Hampton.

Os troféus Kopa foram entregues a Lamine Yamal e Vicky Lopez, enquanto os maiores artilheiros da temporada, reconhecidos pelo Gerd Müller, foram Viktor Gyökeres e Ewa Pajor. Luis Enrique e Sarina Wiegman receberam o Troféu Johan Cruyff como melhores treinadores masculino e feminino. PSG e Arsenal foram eleitos os melhores clubes do ano nas categorias masculina e feminina.

O Troféu Sócrates, que reconhece iniciativas sociais, foi concedido à Xana Foundation. A cerimônia também contou com momentos emocionantes, incluindo homenagens de Ronaldinho Gaúcho e apresentações de familiares dos vencedores.

A Bola de Ouro 2025 destaca a importância global do futebol e reforça a presença de brasileiros entre os maiores nomes do esporte, confirmando o talento nacional e o protagonismo dos jogadores em competições internacionais.

O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe

Notícia de Sergipe – Seu Portal de Informação Atualizada em Sergipe
Instagram

Rolar para cima