Comitê de Crises atua para garantir água em Aracaju após rompimento da adutora do São Francisco

Governo de Sergipe reúne órgãos e mobiliza 82 caminhões-pipa para enfrentar o desabastecimento de água em Aracaju e região metropolitana após rompimento da adutora.

O Governo do Estado de Sergipe realizou, na noite deste domingo, 14 de setembro, uma reunião emergencial do Comitê de Gerenciamento de Crises para enfrentar o desabastecimento de água causado pelo rompimento da Adutora do São Francisco, no município de Capela. O encontro foi conduzido pelo governador em exercício, Zezinho Sobral, e contou com a presença da Sedurbi, Secom, Deso, Iguá Sergipe, Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Aracaju, representada pela Defesa Civil.

A tubulação, de 1.200 mm, rompeu na sexta-feira, 12, após o desabamento da estrutura de concreto que a sustentava. Uma segunda ruptura foi registrada neste domingo, 14, pouco após a retomada do fornecimento para a Estação de Tratamento João Ednaldo, em Nossa Senhora do Socorro.

O Comitê anunciou que a partir das 10h desta segunda-feira, 15, serão disponibilizados 82 caminhões-pipa – 60 da Iguá Sergipe, 12 da Defesa Civil e 10 da Deso. Os locais de abastecimento serão divulgados em coletiva de imprensa.

Prioridade em serviços essenciais

Segundo a gestão estadual, o objetivo é garantir o funcionamento de hospitais, escolas, unidades básicas de saúde, delegacias e abrigos. Além disso, será utilizado o desvio parcial da água para uma segunda adutora de 1.000 mm, permitindo o retorno gradual do abastecimento em bairros da capital.

Zezinho Sobral afirmou que parte da cidade começará a receber água já nesta segunda-feira. “A adutora alternativa foi acionada, e um reforço de São Cristóvão também foi integrado ao sistema. Estamos trabalhando para que os bairros mais baixos de Aracaju tenham abastecimento normalizado”, declarou.

As aulas da rede estadual seguem confirmadas. Unidades que apresentarem dificuldades receberão abastecimento emergencial via carro-pipa, assegurando a continuidade do calendário escolar.

Recuperação técnica

O secretário Luiz Roberto Dantas destacou que a Sedurbi coordena os trabalhos a pedido do governador Fábio Mitidieri. “O esforço é concentrado em preservar os serviços essenciais e garantir que a população seja atendida com agilidade”, afirmou.

De acordo com João Fonseca, diretor-presidente em exercício da Deso, as equipes seguem em atividade contínua para restabelecer o sistema. A Iguá Sergipe também reforçou sua estrutura, ampliando a frota de 40 para 82 caminhões-pipa.

Integração estadual e municipal

A coordenadora-geral da Defesa Civil de Aracaju, Valéria Bispo, explicou que a atuação conjunta fortalece a resposta. “A integração entre Estado e Prefeitura garante que a população receba apoio coordenado neste momento crítico”, disse.

Mais informações podem ser consultadas diretamente no site do Governo de Sergipe: https://www.se.gov.br

O abastecimento será restabelecido de forma gradual, com prioridade para serviços públicos essenciais e áreas mais vulneráveis.

O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe

Notícia de Sergipe – Seu Portal de Informação Atualizada em Sergipe
Instagram

Rolar para cima