Contribuintes de Aracaju têm até 30 de novembro de 2025 para aderir ao PODE com descontos de até 100% em juros e multas e parcelamento em até 120 vezes.
A Prefeitura de Aracaju prorrogou até o dia 30 de novembro de 2025 o prazo de adesão ao Programa de Organização de Débitos (PODE), medida que amplia as oportunidades para que contribuintes regularizem pendências fiscais com condições diferenciadas.
O anúncio foi feito pela prefeita Emília Corrêa, que destacou o caráter social da decisão. “Com a prorrogação, os aracajuanos podem ter acesso a até 100% de desconto em juros e multas, além da possibilidade de parcelamento em até 120 vezes. Essa decisão atende à demanda da população e também a uma solicitação apresentada pelo vereador de Aracaju, Lúcio Flávio”, disse.
Condições oferecidas
O PODE oferece descontos de até 100% em juros e multas, além do parcelamento facilitado em até 120 vezes. Para o secretário da Fazenda, Sidney Thiago, o programa demonstra transparência e compromisso com os cidadãos. “É uma oportunidade para que mais contribuintes possam negociar suas dívidas e ficarem em dia com o município. Nosso papel é dar condições acessíveis e respeitar a confiança da sociedade, sempre prestando contas de forma clara, não apenas ao Legislativo, mas a toda a população”, destacou.
Estrutura digital e atendimento ao público
O acesso ao programa pode ser feito tanto de forma presencial quanto online. O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), Marcelino de Oliveira, ressaltou que o sistema está estável e preparado para atender. “Todo o Portal do Contribuinte é monitorado 24 horas por dia. Em nenhum momento registramos queda ou indisponibilidade do sistema. Isso mostra nosso empenho em garantir uma plataforma estável e segura”, afirmou.
Os contribuintes que preferirem o atendimento presencial podem se dirigir à sede da Semfaz, na Praça General Valadão, nº 341, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já quem optar pelo ambiente digital pode acessar o Portal do Contribuinte e concluir a adesão.
Aproximação com a população
Para a coordenadora do Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC), Maria Lillia, a prorrogação amplia as chances de diálogo com os cidadãos. “No atendimento presencial, percebemos a satisfação do contribuinte em ter a chance de regularizar sua situação de forma facilitada. Nossa equipe segue preparada para oferecer orientação e acolhimento, garantindo um atendimento humanizado”, explicou.
O auditor de tributos e diretor do Departamento de Gestão e Inadimplência (DGI), Ademir Desterro, enfatizou os benefícios econômicos da prorrogação. “O PODE tem um papel fundamental, pois além de recuperar receitas importantes para o município, oferece ao cidadão condições reais de quitar suas dívidas”, afirmou.
Serviço
Prazo: até 30 de novembro de 2025
Canais de atendimento: presencial na Semfaz ou online pelo Portal do Contribuinte
Telefone para informações: (79) 3179-1100
Com a medida, a gestão municipal reforça a importância de aproximar o cidadão da administração pública e incentivar a regularização fiscal de forma acessível e transparente.
O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe