Aracaju retoma entregas por drones com tecnologia avançada do iFood e Speedbird Aero, agilizando trajetos, reduzindo emissão de poluentes e fortalecendo a mobilidade urbana.
A cidade de Aracaju marcou mais um avanço na mobilidade urbana e inovação tecnológica ao retomar, nesta quarta-feira (1º), as operações de entregas por drones no Drone Port do Shopping RioMar, resultado da parceria entre iFood e Speedbird Aero. O projeto pioneiro no Brasil e na América Latina visa ampliar a eficiência das entregas, reduzir o tempo de trajeto e minimizar impactos ambientais.
Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Dilermando Júnior, representando a prefeita Emília Corrêa, destacou que a tecnologia permitirá que drones transportem até 5 quilos, diminuindo em até 90% o tempo das entregas e reduzindo a emissão de poluentes, além de proporcionar menos congestionamento nas vias urbanas.
“Aracaju é uma referência nacional em inovação e sustentabilidade, e esse projeto demonstra que é possível aliar tecnologia, mobilidade e qualidade de vida. Há estudos para que a cidade conte com sete novos pontos de droneports, expandindo essa solução logística inovadora”, explicou Dilermando Júnior.
A cidade já se destaca no cenário nacional, ocupando posição entre as Top 5 cidades mais inteligentes do Nordeste de acordo com o Connected Smart Cities 2025. A retomada das entregas por drones reforça o protagonismo de Aracaju como referência em tecnologia e desenvolvimento urbano.
Rafael Corrêa, líder de comunicação do iFood, ressaltou que a iniciativa permitirá alcançar mais clientes e servirá de modelo para outras cidades brasileiras. “O projeto combina modais diferentes: o drone leva a mercadoria até a Barra dos Coqueiros e o entregador realiza a entrega final, garantindo eficiência e agilidade”, afirmou.
O fundador da Speedbird Aero, Samuel Salomão, parabenizou Aracaju pelo pioneirismo no setor. “A cidade se destaca por apoiar a inovação brasileira e pela implementação de serviços de entregas por drones, fortalecendo a mobilidade urbana e a tecnologia no país”, ressaltou.
O projeto deve gerar benefícios econômicos, tecnológicos e ambientais, ao mesmo tempo que oferece soluções rápidas para consumidores e estabelecimentos. Essa iniciativa consolida Aracaju como uma capital que alia tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento inteligente.
Para mais detalhes sobre inovação em Aracaju e projetos tecnológicos, acesse: https://noticiadesergipe.com.br.
O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe