A deputada estadual Linda Brasil esteve na aldeia Xokó, em Porto da Folha, reforçando ações para saúde, educação e infraestrutura da comunidade indígena.
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) visitou, na segunda-feira, 25, a aldeia indígena Xokó, no município de Porto da Folha, em um dia dedicado à escuta das demandas da comunidade. A visita iniciou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Indígena, onde líderes e moradores puderam apresentar suas reivindicações.
Entre as principais demandas estão melhorias na assistência social, saúde, educação, e infraestrutura, como a manutenção da estrada de 12 km de chão batido que dá acesso à comunidade. Também foi solicitado o fortalecimento da associação de mulheres indígenas e a criação de um Centro Cultural para preservar as tradições locais.
A merenda escolar insuficiente foi relatada pelos moradores, e Linda Brasil visitou a escola da aldeia para reforçar seu compromisso com as melhorias. A deputada também foi homenageada por ser autora da lei que reconhece as festividades do povo Xokó como patrimônio cultural e imaterial de Sergipe.
Uma emenda de R$ 30 mil destinada à escola permitirá a criação de um espaço de artesanato para os estudantes. Técnicos da Secretaria de Estado da Educação devem orientar a comunidade sobre a aplicação dos recursos.
Sobre a visita, Linda Brasil comentou: “Foi um dia de troca e acolhimento. A criação do Centro Cultural e o fortalecimento da associação de mulheres são essenciais para preservar a identidade do povo Xokó. Vamos buscar recursos e cobrar que o governo do Estado cumpra suas responsabilidades”.
O cacique Bá agradeceu a parlamentar pela presença e pelo apoio contínuo à comunidade: “A deputada Linda Brasil fortalece nossa luta e nos ajuda a garantir direitos e dignidade. Queremos que sua presença seja frequente”.
Para mais informações sobre políticas e ações em defesa dos povos indígenas em Sergipe, acesse: https://www.al.se.gov.br/