Projeto Conectando Farolândia propõe intervenção ativa nas comunidades do bairro

Projeto Conectando Farolândia propõe intervenção ativa nas comunidades do bairro
Projeto Conectando Farolândia propõe intervenção ativa nas comunidades do bairro

Parceria entre a Unit e a Prefeitura de Aracaju deverá contribuir com efetivação de políticas públicas por meio de atividades extensionistas. Previsão é de início ainda em 2025.

Uma universidade é composta por três pilares essenciais: ensino, pesquisa e extensão, sendo este último uma síntese do que é discutido e abordado em sala de aula, promovendo troca de conhecimento com a sociedade, desenvolvimento social, cultural e econômico; e a formação de profissionais cidadãos capazes de transformar a realidade.

Pensando nisso, a Universidade Tiradentes (Unit), por meio de sua Pró-reitoria de Graduação e Extensão, firmou parceria com a Prefeitura de Aracaju com o intuito de aplicar o conhecimento acadêmico em projetos práticos, beneficiando a comunidade do bairro Farolândia, em Aracaju, onde o maior campus da instituição está instalado há 31 anos. Trata-se do projeto Conectando Farolândia.

A ideia é aproximar ainda mais a Unit das secretarias municipais, aprofundando a formação dos estudantes ao encararem as demandas reais da região. “Já desenvolvemos inúmeros projetos extensionistas que são produzidos pelos professores e alunos de nossos cursos e realizados em equipamentos públicos por meio das disciplinas extensionistas. Mas agora nosso objetivo é atuar diretamente nas políticas públicas com os órgãos municipais, fazendo com que nossos alunos proponham ações que tenham maior duração e impacto na comunidade”, explica o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, professor Dr. Ronaldo Linhares.

O primeiro encontro aconteceu no último dia 10, no campus Farolândia, com representantes de diversas secretarias de Aracaju, para apresentar o projeto Conectando Farolândia. “A ideia é que vocês tomem conhecimento da proposta que a gente apresentou para a prefeita Emília Correia, e que ela aprovou, pois a partir do secretariado, teremos o levantamento das demandas no bairro Farolândia e saberemos como a Unit, por meio de nossos professores e alunos, de todos os cursos, poderá cooperar com o desenvolvimento da região”, completa Linhares.

Representando a Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), Mariângela Santos, acredita no potencial dessa parceria para ajudar a tirar projetos importantes do papel. “Vai ser ótimo! Já estou animada para começar os trabalhos em parceria com alunos e professores da Unit aqui no bairro”, diz.

Após o encontro, a comitiva da Prefeitura de Aracaju conheceu o Tiradentes Innovation Center (TIC), o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Complexo de Especialidades em Saúde Profª Amélia Uchôa.

Próximos passos

As demandas prioritárias serão mapeadas em escala de prioridade, por secretaria, e deverão ser enviadas à Pró-reitoria de Graduação e Extensão da Unit até o próximo dia 17. “Assim que tivermos posse dessas informações detalhadas por área da prefeitura, analisaremos junto aos coordenadores de cursos e NDE para definir os planos de ação que resolvam essas demandas junto às secretarias municipais e, por fim, fechar o cronograma de intervenção na comunidade do que é primordial para termos sucesso nessa primeira fase do projeto. Com o tempo, poderemos ganhar lastro para avançarmos, inclusive, para outros bairros”, finaliza o pró-reitor de Graduação e Extensão da Unit, professor Dr. Ronaldo Linhares.

Rolar para cima