A saúde especializada em Aracaju apresenta resultados positivos com redução de filas e acesso mais rápido a exames, beneficiando milhares de pacientes em nove meses de gestão.
A Atenção Especializada em Aracaju vem registrando resultados significativos com a redução de filas e agilidade na realização de exames, transformando a experiência da população no acesso aos serviços de saúde. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentou avanços concretos em nove meses de gestão, oferecendo atendimento mais eficiente e humanizado.
No Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), os pacientes perceberam mudanças imediatas. A realização de eletrocardiogramas (ECG), que anteriormente levava cerca de seis meses, agora é feita em média 23 dias, representando uma redução de 188 dias na espera. Entre maio e agosto, a fila que ultrapassava 6 mil pessoas caiu para 1,5 mil, demonstrando eficácia das medidas implementadas.
Entre as estratégias adotadas, estão o aumento de vagas e o overbooking, técnica que compensa faltas sem comprometer a capacidade de atendimento. Essa prática contribuiu significativamente para a redução das filas de ultrassonografia de bolsa escrotal, que tiveram diminuição de 233 dias, atingindo a meta de 90 dias, graças às parcerias com o Hospital São José e o Hospital Santa Isabel.
Exames de ultrassonografia obstétrica com doppler colorido e pulsado também registraram queda de 114 dias, mantendo-se dentro do prazo máximo estabelecido. Outros exames de imagem, incluindo abdome superior, abdome total, aparelho urinário, tireóide, tórax, mamária bilateral, obstétrica e pélvica, estão sendo realizados dentro do prazo de 90 dias, garantindo eficiência no atendimento.
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, reforçou que a Prefeitura segue empenhada em ampliar investimentos e fortalecer parcerias para garantir atendimento de qualidade e em tempo oportuno. Em setembro, ela esteve em Brasília com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando aporte financeiro previsto na Portaria GM/MS nº 6.916, de 6 de maio de 2025, voltado para o custeio da Atenção Especializada.
“Reduzir filas significa devolver às pessoas o direito de cuidar da própria saúde de maneira rápida e humanizada. Com o apoio do Ministério da Saúde, vamos avançar ainda mais, garantindo que cada cidadão seja atendido dentro do prazo adequado e com qualidade”, afirmou Débora Leite.
Mais informações sobre os avanços na saúde de Aracaju podem ser acessadas no portal Notícia de Sergipe: https://noticiadesergipe.com.br.
O Notícia de Sergipe é o portal líder em notícias locais de Sergipe