São Cristóvão retoma aulas após surto de catapora em escola municipal

Após surto de catapora com 16 casos confirmados, a Escola Doutor Martinho de Oliveira Bravo, em São Cristóvão, retomou aulas nesta segunda (25).

As aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Martinho de Oliveira Bravo, em São Cristóvão, foram retomadas nesta segunda-feira (25), após um surto de catapora registrado na última semana. De acordo com informações da Prefeitura, 16 casos da doença foram confirmados e cerca de 500 estudantes precisaram ser afastados temporariamente.

As atividades escolares foram suspensas na última quinta (21) e sexta-feira (22) para adoção de medidas sanitárias. No período, houve higienização das salas e rastreamento dos cartões de vacinação dos alunos. Um caso suspeito de mpox também foi analisado, mas os exames descartaram a infecção.

A coordenadora da vigilância epidemiológica, Rosely Mota, ressaltou que a vacinação, embora não elimine totalmente o risco de infecção, reduz as chances de complicações:

“A vacina nunca é 100%. O que ela vai fazer é evitar que, quando você contraia, não desenvolva uma forma grave, que pode evoluir para internação ou óbito”, afirmou.

A catapora é uma doença viral contagiosa, geralmente considerada de evolução benigna, mas que pode apresentar riscos em casos específicos, como em crianças não vacinadas e pessoas com imunidade comprometida. O Ministério da Saúde orienta a população a manter a vacinação em dia. Mais detalhes estão disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde.

Com a volta às aulas, a gestão municipal de São Cristóvão garantiu que seguirá acompanhando a situação para evitar novos casos e preservar a saúde da comunidade escolar.

Notícia de Sergipe – Seu Portal de Informação Atualizada em Sergipe
Instagram

Rolar para cima