Sergipe marcou presença no Salão Nacional do Turismo 2025 em São Paulo com uma aula show de cocada de macaxeira, promovendo a cultura e gastronomia do estado.
O Senac Sergipe participou da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo 2025, realizada de 21 a 23 de agosto em São Paulo, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur) (https://www.gov.br/turismo/pt-br). Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o evento reuniu representantes das 27 Unidades da Federação e recebeu cerca de 35 mil visitantes interessados em gastronomia, cultura, artesanato e oportunidades de negócios.
Durante o evento, o Senac Sergipe promoveu uma aula show de gastronomia com o instrutor Célio Fontes, que preparou a receita de cocada com amendoim cozido à base de macaxeira. A apresentação uniu tradição e inovação e destacou elementos culturais importantes do estado.
Segundo Célio Fontes, “a receita surgiu para valorizar alimentos representativos da subsistência familiar em Sergipe, como a macaxeira e o amendoim, transmitindo história e cultura enquanto encantava o público”.
O secretário de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, ressaltou que o evento foi uma oportunidade de promover a cultura sergipana. “Mais que uma aula show, foi uma aula de pertencimento. Célio transmitiu nossa cultura de forma envolvente, deixando todos com vontade de conhecer Sergipe”, comentou.
O turismólogo e instrutor do Senac em Canindé do São Francisco (SE), Carlos Moisés, afirmou que a participação no evento reforça a divulgação das rotas turísticas, ecoturismo, gastronomia, folclore e música de Sergipe. “O estado se destacou e mostrou todo o seu potencial cultural e turístico”, disse.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, afirmou que a presença no evento é estratégica. “O setor de turismo é transversal, envolvendo gastronomia, economia e parcerias, e Sergipe tem investido para gerar renda e emprego imediato, consolidando sua presença nacional”, explicou.
O diretor de Educação Profissional do Senac Sergipe, Adalberto Souto, também acompanhou as atividades, reforçando a importância da formação e qualificação profissional para o fortalecimento do turismo no estado.