E​ficiência administrativa​ reflete os ​75%​ de aprovação popular da gestão ​do prefeito Edvaldo Nogueira

A cidade de Aracaju, sob a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, tem se destacado nos últimos anos como um exemplo de administração eficiente e comprometida com o desenvolvimento urbano e social. Este esforço contínuo, que ​já resultou em quase R$ 2 bilhões investidos em obras estruturantes, é reconhecido pelos cidadãos da capital sergipana. Segundo pesquisa realizada pela Quaest entre os dias 23 e 25 de agosto e divulgada pela TV Sergipe no dia 26, ​7​5% dos aracajuanos aprovam ​(positiva/regular) a gestão d​e​ Edvaldo, um indicativo categórico de que as ações implementadas nos últimos sete anos e meio têm ressoado positivamente junto à população.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o trabalho ​g​erencial posto em prática pela administração municipal tem transformado Aracaju, “tornando-a melhor para quem mora ou para quem vem aproveitar as suas belezas naturais e atrativos turísticos”. E tudo isso, ressalta o gestor, se deu a partir da elaboração do Planejamento Estratégico, em 2017, “quando reorganizamos as finanças do município para que voltássemos a ter credibilidade econômica para a aquisição de empréstimos”, frisa.

“Com isso, realizamos obras que solucionaram problemas cotidianos da cidade e que nos permitiu preparar Aracaju para o futuro, dotando o município de infraestrutura e ampliando serviços em áreas prioritárias como educação e saúde. O que a população espera de nós, enquanto gestores públicos, é justamente isso, um trabalho que seja voltado para a cidade e para as pessoas, por isso foi possível alcançar esse índice de aprovação tão significativo. Tenho orgulho de ser o prefeito que fez Aracaju avançar e se tornar, novamente, capital do Nordeste em qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

Exemplo disse avanço é o aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023, no comparativo com 2022, o que torna Aracaju a segunda capital do país que mais investiu no ano passado, conforme levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico. Para alcançar essa marca, ainda em 2017, a gestão municipal iniciou um rigoroso programa de ajuste fiscal, renegociou as dívidas e as finanças foram saneadas, o que permitiu ao Município retomar sua capacidade de investimento.

A partir desse ajustamento das finanças, a cidade se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Os problemas da avenida Euclides Figueiredo foram resolvidos a partir da obra de macrodrenagem e revitalização de toda a extensão da via; a zona Norte recebeu projetos de infraestrutura, drenagem, esgoto e pavimentação, em loteamentos e bairros como Japãozinho, Moema Mary, Santa Isabel, Soledade; a Perimetral Oeste e as mais de 1.300 casas do Residencial Mangabeiras vão se tornando uma realidade.

Com uma gestão voltada ao cuidado com as pessoas, a Prefeitura de Aracaju está construindo no bairro Lamarão um novo residencial com cerca 500 novas casas; investindo em diversos projetos de infraestrutura social; unidades básicas de saúde; reforma, ampliação e construção de escolas e equipando essas unidades de ensino com o que há de mais moderno em tecnologia. O município está também requalificando os principais corredores de ônibus; duplicando a ponte sobre o rio Poxim e urbanizando os bairros da antiga Zona de Expansão.

Com previsão de alcançar mais de R$2,3 bilhões em investimentos totais até o final da gestão, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, afirma sem hesitar que Aracaju se posiciona como uma cidade em franco crescimento, preparada para os desafios do futuro.

“A gestão financeira responsável e o planejamento estratégico que implementamos mostram que é possível transformar uma cidade, mesmo partindo de uma situação financeira adversa. Hoje, Aracaju colhe os frutos desse trabalho árduo, com uma série de obras que não só embelezam a cidade, mas que também promovem inclusão social, desenvolvimento econômico e bem-estar para todos. Este legado de investimentos recordes e transformação urbana marca uma era de progresso para a capital sergipana, reafirmando o compromisso do prefeito Edvaldo com um futuro próspero e sustentável para Aracaju e seus cidadãos”, sublinha Passos.

Testemunhos da mudança
Os robustos investimentos vêm garantindo não apenas melhorias visíveis, mas solucionando problemas históricos que afetavam o cotidiano dos aracajuanos.
O Japãozinho, bairro situado na zona Norte, o qual sofria com problemas básicos de infraestrutura, foi reconhecido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo dos resultados da modernização fiscal empreendida pela Prefeitura, sendo um modelo de como a administração municipal transformou a realidade local.

Entre as obras realizadas, destacam-se a pavimentação de 27 ruas, a implantação de um sistema de esgotamento sanitário robusto, a construção de um canal e de bacias de contenção para prevenir alagamentos, além da instalação de nova iluminação em LED e a criação de equipamentos públicos que elevam a qualidade de vida de quem reside por lá.

Morador do bairro há 10 anos, o técnico de enfermagem José Valdo dos Santos Souza, 36 anos, testemunha a transformação por que passa a localidade e toda a capital sergipana. “Aqui era um caos: esgoto a céu aberto, lama por todo lado. Hoje, graças ao prefeito Edvaldo Nogueira, estamos vivendo uma nova era. As obras melhoraram muito nosso bairro e, por isso, aprovo com certeza o governo de Edvaldo”, disse ele, em tom de satisfação.

Manuel Ventura Soares, do alto dos seus 77 anos, rememora um passado de dificuldades, marcado por lama e poeira. No entanto, hoje ele se apega a um presente completamente transformado, contrastando com os tempos em que seu bairro carecia de infraestrutura. “Aqui era um mangue. Nem de carro a gente podia passar, porque atolava. Agora, vemos asfalto. Todas as obras que Edvaldo fez aqui foram importantes, pois beneficiaram toda a comunidade. Hoje, temos praça, asfalto. Esse governo do prefeito Edvaldo eu aprovo, com certeza. Estou muito satisfeito”, destacou.

Marivone dos Santos, 44, também reconhece a importância das obras. “Edvaldo fez muitas melhorias. Aqui enchia de água e não era pouco. Depois que Edvaldo começou a trazer mais melhorias, como pavimentação, o posto de saúde, a praça, tudo ficou melhor. Até as casas estão mais valorizadas. Tudo melhorou 100%. O governo de Edvaldo eu apoio e aprovo”, relatou.

O Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, também recebe atenção especial. Antiga área de invasão, hoje o local conta com infraestrutura de qualidade, trazendo dignidade e conforto para seus moradores. Cícero Vieira Gomes, 60, autônomo que reside no bairro há 30 anos, expressa sua satisfação. “Aprovo a gestão do prefeito porque ele melhorou a cidade inteira, não só aqui. A pavimentação e outras melhorias deram uma cara nova a Aracaju”, colocou.

Opinião semelhante tem o autônomo Maione da Silva Santos, 30. “Aqui antigamente era perdido, não tinha saneamento e hoje vemos que está outra coisa. Vamos ter mais conforto com essas ruas novas que foram abertas, a praça para dar lazer aos nossos filhos. É uma gestão que eu aprovo, sim”, opinou.

Educação de qualidade
Outro pilar que reforça a aprovação da gestão de Edvaldo Nogueira é o investimento em educação. A construção da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Ruth Wynne Cardoso, no bairro 17 de Março, é um exemplo claro do compromisso da Prefeitura com o futuro das crianças aracajuanas. A unidade oferece um ambiente propício para o desenvolvimento infantil, com espaços adequados e modernos.

Alessandra Suelen Fernandes Santos, 30, mãe de um aluno, destaca a importância desse investimento. “Essa escola é uma grande ajuda para nós mães, especialmente as solteiras que precisam trabalhar. A estrutura aqui é excelente e meu filho está mais desenvolvido desde que começou a frequentar a creche”, disse.

Não apenas as crianças, mas também os pais e avós reconhecem o valor dessas iniciativas. Andreza Nunes de Oliveira Santos, 32, dona de casa com três filhos na creche, sublinha a relevância da inclusão e do suporte oferecido: “Essa creche tem inclusão para crianças com necessidades neurológicas, como meus filhos. Sou muito grata ao prefeito por esse olhar para os mais pobres”.

Quase anexa à Ruth Cardoso foi construída a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral João Oliva Alves, que se destaca como a primeira da rede a funcionar em tempo integral, oferecendo uma infraestrutura tecnológica de ponta, graças ao programa “Escola Tech”.

Chirley da Silva Pereira, 40, cuidadora e mãe de dois alunos, não esconde sua satisfação. “A estrutura aqui é top. O bairro estava precisando mesmo dessa escola. É muito importante porque precisávamos. Saio para trabalhar cedo, deixo eles aqui e não me preocupo com alimentação deles, tenho confiança total porque aqui eles são bem cuidados, têm notebook para levar para casa, toda uma infraestrutura tecnológica para ajudar no aprendizado dos meus filhos. É um sonho todo esse avanço tecnológico nas escolas, até quadro digital na sala de aula e isso ajuda bastante no aprendizado, sem contar que recebo notificação no meu celular quando entram e quando saem da escola. Não tenho dúvidas de que a gestão de Edvaldo é maravilhosa”, elogiou.

A autônoma Mara Núbia Góes Santos, 46, tem dois netos matriculados na Emef João Oliva. “A estrutura desta escola é ótima, porque deixo eles aqui e fico despreocupada porque sei que eles têm lanche na hora certa, almoço na hora certa. Aqui eu confio, eles têm professores ótimos, aprendizagem ótima, eles têm computador, levam para casa. Acredito que o colégio é para educar e amar, e aqui eles têm tudo isso. É um colégio que amo muito. Nós não temos o que falar da gestão de Edvaldo, eu aprovo”.

Pesquisa Quaest
A pesquisa Quaest foi realizada presencialmente com 852 eleitores de 16 anos ou mais em Aracaju, entre os dias 23 e 25 de agosto, e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SE-09990/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Para mais notícias e atualizações em tempo real sobre Sergipe, acesse nosso portal Notícia de Sergipe. Mantenha-se informado sobre os principais acontecimentos em Aracaju e em todo o estado.

Instagram

Rolar para cima