Em 2024, a SES e Funesa oferecem 61 capacitações e 8.200 vagas para profissionais do SUS em Sergipe. Confira os detalhes sobre a formação contínua que fortalece a saúde pública no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual da Saúde (Funesa) e a Escola de Saúde Pública de Sergipe (ESP-SE), alcançou avanços significativos na qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe durante o ano de 2024. Com o objetivo de atualizar protocolos e práticas de atendimento, o trabalho desenvolvido ao longo do ano é um reflexo do compromisso com a melhoria da saúde pública no estado, promovendo um atendimento mais acolhedor e eficiente para a população.
Ao longo de 2024, foram realizadas 61 capacitações, oferecendo 8.200 vagas para trabalhadores do SUS. A ESP-SE, alinhada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), qualificou 5.696 profissionais, reforçando a importância da formação continuada no aprimoramento da atenção à saúde. As capacitações abordaram desde protocolos e condutas até a humanização do atendimento, promovendo práticas integradas e alinhadas aos princípios do SUS.
A diretora-geral da Funesa, Carla Fontes, ressaltou a importância do trabalho da Fundação na gestão do SUS em Sergipe: “A Funesa se constitui como importante espaço de gestão do SUS. A partir dos resultados obtidos, é possível dimensionar o impacto da atuação da Funesa na qualificação da rede de saúde, cumprindo sua missão institucional”, afirmou. Este trabalho estratégico tem sido fundamental para transformar a saúde pública no estado e melhorar o acolhimento nas unidades de saúde.
Entre os destaques das capacitações, está a formação voltada para a educação profissional técnica de nível médio. Foram realizadas dez turmas de capacitação em Saúde no Trabalho, sete turmas de Saúde Sexual e Reprodutiva para Agentes Comunitários de Saúde, e duas turmas de Segurança e Saúde do Trabalhador. Essas ações visam fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador e qualificar os agentes comunitários, fundamentais para a construção de vínculos com as comunidades e o combate a problemas como o trabalho infantil e análogo ao escravo.
“Essas capacitações são essenciais para o desenvolvimento dos municípios e fortalecem a gestão pública. Elas aproximam as esferas de governo e promovem trocas de saberes que enriquecem o SUS”, afirmou a nutricionista Marília Lessa. As capacitações também abordaram temas relevantes como o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o impacto do uso de agrotóxicos, entre outros, promovendo uma abordagem integrada e preventiva.
Além das capacitações presenciais, a Funesa também investiu em inovações tecnológicas para ampliar a qualificação dos profissionais. O Núcleo de Telessaúde Sergipe organizou 25 webpalestras, com a participação de mais de 3.000 profissionais de saúde de 120 municípios de 22 estados. A modalidade de Educação a Distância (EaD) também foi um grande sucesso, com 2.048 inscritos em cursos online, dos quais 145 certificados foram emitidos até o momento. A utilização de podcasts e outras ferramentas digitais reforça o compromisso da Funesa com a educação permanente no SUS.
A Coordenação de Pós-Graduação e Residência da ESP-SE também contribuiu para a qualificação de 68 profissionais, com a conclusão de turmas de pós-graduação em Gestão da Educação e Gestão da Educação em Saúde. Essas especializações estão formando profissionais qualificados para liderar e inovar na gestão da saúde em Sergipe.
Para a superintendente da ESP-SE, Daniele Travassos, o foco na qualificação é a chave para a transformação do SUS no estado: “Nosso compromisso é contribuir para a humanização do atendimento e a eficiência do serviço público de saúde. Essas ações refletem a importância da formação profissional contínua, que garante a melhoria no atendimento à população”, destacou.
Para mais notícias e atualizações em tempo real sobre Sergipe, acesse nosso portal Notícia de Sergipe. Mantenha-se informado sobre os principais acontecimentos em Aracaju e em todo o estado.